DICAS
4

Como evitar bolhas nos pés durante a trilha

18 de maio de 2017
2840 Views
0 Comments
10 minutes read
Como evitar bolhas nos pés durante a trilha

Muitos não dão a atenção necessária aos pés, mas sem eles não há caminhada, nem trilha, nem as lindas paisagens. Só quem já terminou uma caminhada com uma ou mais bolhas sabe o desconforto e dor que elas podem causar durante e depois do percurso. Pensando nisso preparamos algumas dicas de como evitar bolhas nos pés durante as suas caminhadas. Espero que gostem ?

COMO SURGEM AS BOLHAS?

Antes de aprender a evitar bolhas nos pés, você tem que entender como elas se formam.

Quando sofre algum tipo de atrito contínuo, a camada mais externa da pele (conhecida como epiderme) se descola da segunda camada (a derme) e há um acúmulo de líquido na região, formando as conhecidas bolhas… A bolha tem função de proteger as camadas inferiores da pele, evitando danos adicionais e dando-lhe tempo para curar.

Embora as bolhas machuquem e possam doer muito, agora sabemos que elas  são reações de defesa importantíssimas para a sua pele.

O que as causa? O atrito é um dos principais responsáveis.

Imagine que você está usando um par de botas mal ajustadas. Depois de alguns quilômetros com seu calcanhar esfregando contra a parte traseira da bota, sua pele vai começar a ficar ferida. Esse dano faz com que seu corpo ative suas medidas defensivas. O resultado? Uma bela bolha.

A pele molhada também pode ser um fator na formação de bolhas. A alta temperatura da pele (e o suor resultante) aumentam o atrito. Esses fatores aumentam suas chances de desenvolver uma bolha.

Então para preveni-las você terá que evitar o atrito e o suor.

Quando a meia escorrega do pé, e principalmente quando o tênis é novo, há uma possibilidade muito grande de surgirem bolhas.

 A INFLUENCIA DAS MEIAS NA FORMAÇÃO DE BOLHAS.

As meias que você escolhe para sua caminhada têm total influência sobre o desconforto gerado por bolhas. Sua meia deve ajudar a diminuir qualquer atrito dentro de sua bota.

Evite meias de algodão! Um estudo realizado na Universidade de Missouri na Columbia descobriu que as pessoas que usam meias de algodão são mais propensas a ter bolhas nos pés.

Por quê?

O algodão absorve água e leva muito tempo a secar. Isso cria um ambiente molhado e perfeito para bolhas para desenvolverem.

Hoje em dia existem meias especificas para diferentes práticas, que ajudam a evitar bolhas nos pés e são facilmente encontradas em lojas para esportes.  Procure meias de caminhada feitas de lã ou microfibras sintéticas e com amortecimento extra em áreas onde normalmente o atrito ocorre. Estes materiais afastam o suor de sua pele.

Foto de istockphoto.com/portfolio/THPStock

INVISTA EM BOTAS OU TÊNIS DE QUALIDADE.

Depois de caminhar por muitos quilômetros, seus pés podem sentir a diferença entre um calçado adequado e outro que não é. Se você utilizar tênis não resistentes à água, por exemplo, seus pés podem ficar molhados. Isso expõe você a condições causadoras de bolhas. É muito importante frisar que se você adquirir botas impermeáveis, certifique-se de que elas são respiráveis.

Suas botas também devem servir corretamente nos seus pés. Se suas botas são muito grandes, seu pé vai deslizar lá dentro. Basta pensar no atrito que aconteceria em uma bota excessivamente grande enquanto você sobe um grande morro. A constante folga ao redor de seus dedos e calcanhar iria forçar a sua pele formando bolhas de defesa.

Por outro lado, um sapato que é muito pequeno também lhe dará bolhas. Quando você caminhar, seu pé começará a inchar conforme se movimenta. Se não houver espaço extra em seu sapato, seu pé começará a pressionar contra as laterias – consequentemente resultando em bolhas.

Não sabe como escolher a bota de caminhada certa? Logo teremos alguns Reviews de marcas nacionais e importadas.

A MANEIRA DE AMARRAR OS CADARÇOS PODE EVITAR BOLHAS NOS PÉS.

Mesmo em um sapato que se encaixa direito, o movimento do seu pé dentro de sua bota pode causar atrito, formando bolhas. E se houvesse alguma maneira de evitar esse atrito? Existem técnicas de amarrar os cadarços que podem ajudar a manter o pé no lugar adequado, enquanto você caminhada.

O vídeo abaixo do canal Sikana Brasil mostra como amarrar suas botas de caminhada e evitar bolhas.

 

[su_youtube_advanced url="https://www.youtube.com/watch?v=o03KTActB_0" rel="no" modestbranding="yes"]

EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE REDUZIR O ATRITO E A UMIDADE?

Boas meias e botas não são as únicas maneiras de reduzir a o atrito e umidade durante a caminhada. Existem pós e géis no mercado que também podem ajudar.

Lubrificantes feitos de vaselina, cera e silicone podem ajudar a evitar bolhas nos pés se aplicados antes de colocar as meias. Os lubrificantes tornam os pés escorregadios, permitindo que suas meias “escorreguem” contra a pele. Agindo quase como uma segunda camada de pele, isso reduz o atrito abrasivo.

Da mesma forma, existem pós anti-fricção e que também ajudam a manter seus pés secos.

Ao longo do tempo, a maioria dos lubrificantes e pós são absorvidos pela pele e devem ser reaplicados para serem eficazes.

E SE AINDA ASSIM APARECEREM BOLHAS NOS MEUS PÉS?

Se você já tentou de tudo, de meias a lubrificantes, mas ainda está ficando com bolhas, proteger seus pés com uma fita de óxido de zinco pode ser a solução para você.

A fita de óxido de zinco é uma fita rígida, adesiva que usa uma fórmula de óxido de zinco para aderir ao seu corpo. Proteger as áreas problemáticas com esta fita cria uma barreira entre a sua pele e qualquer coisa que venha causar atrito.

A forma em que o pé realiza a pisada também pode causar a sobrecarga no pé. Pessoas com a pisada pronada fazem maior força na parte de dentro do pé, enquanto as que possuem a pisada supinada pressionam o lado de fora. Então outra dica é descobrir se você está pisando corretamente.

VERIFIQUE SEUS PÉS DURANTE A TRILHA.

Mesmo se você tomar todas essas medidas preventivas, não se esqueça de verificar seus pés periodicamente durante a sua caminhada. Às vezes, uma bolha pode estar se desenvolvendo e você ainda não sentiu.

Ao verificar seus pés, você deve considerar se você precisa mudar suas meias. Você também deve reaplicar pó anti-irritante e lubrificantes.

E SE EU DESCOBRIR UMA BOLHA NO MEIO DA TRILHA.

Ótimo. Você ainda terá tempo para agir! Se a bolha for pequena cubra-a com Band-Aid  e bandagens, ou qualquer outra coisa que tiver e que evite o atrito, assim você pode prevenir um ferimento mais grave.

Já se for uma grande bolha é melhor eliminar o incômodo. Limpe o local com água oxigenada e algodão, desinfete uma agulha e faça um ou dois pequenos furos na bolha para que o líquido do seu interior saia até que ela fique completamente vazia. Furar a bolha significa atravessar com a agulha somente a pele. Nunca, mas nunca mesmo, corte ou arranque a pele que serve como proteção para a zona lesionada.

Bolhas vermelhas com sangue ou pus não são normais e indicam risco de infecção… Se observar isso, vá imediatamente ao médico.

 

Gostou das nossas dicas de como evitar bolhas nos pés durante suas caminhadas?

Deixe abaixo sua opinião e compartilhe com seus amigos!

Facebook Comments Box

Jeff http://www.facebook.com/jeffvks

Brasileiro, 26 anos, workaholic. Acredita que o melhor da vida está bem longe da nossa zona de conforto. Adora Forasteirar, trilhar novos caminhos e fazer novas amizades.

8 posts
0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *